O Prêmio da Música Capixaba tem o objetivo de valorizar a produção e os profissionais do setor nascidos e/ou radicados no Espírito Santo, com trabalhos realizados durante o ano de 2021 entre Destaques Técnicos, Artísticos e de Produtos Musicais.
1ª ETAPA
INDICAÇÕES LIVRES
A fase de indicações livres permite que artistas e pessoas envolvidas no mercado musical possam indicar os destaques e produtos, que merecem ser avaliados para a premiação. Nessa fase é possível a autoindicação.
2ª ETAPA
pesquisa ativa
Além das indicações livres, é realizada uma pesquisa ativa nos principais meios de comunicação e plataformas digitais de música e vídeo para um levantamento de demais nomes e produtos musicais para serem considerados pela curadoria.
3ª ETAPa
CONVITE E
LEVANTAMENTO DE DADOS
Todos os indicados são convidados a participar da fase de curadoria do prêmio. É solicitado aos indicados que nos forneçam informações complementares para ajudar na avaliação da curadoria. Os indicados que aceitarem participar terão seu material encaminhado.
4ª ETAPA
CURADORIA
Os curadores externos vão construir um ranking personalizado de cada categoria, que será unificado para a definição dos 10 participantes da votação popular e da definição de 3 finalistas para cada categoria.
Os curadores desta edição são: Torcuato Mariano, Luna Moreno e Naila Agostinho.
5ª ETAPA
VOTAÇÃO POPULAR
Dos 10 semifinalistas de cada categoria, o voto popular escolhe 1 nome, que vai para a final. Este escolhido se une aos 3 melhores indicados do ranking unificado dos curadores.
6ª ETAPA
VOTAÇÃO DA CLASSE
Todos os semifinalistas votam para a definição do vencedor do prêmio que será revelado no evento de premiação.
7ª ETAPA
cerimônia de premiação
A última etapa celebra o encontro da música capixaba, onde são conhecidos os/as vencedores de cada categoria. Realizada no dia 26 de setembro de 2023 no Teatro Universitário (UFES), transmitida via TV aberta, pela TVE, e canal de Youtube do Prêmio.